Por que considerar Atividades Manuais para ajudar na PHDA?

A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) pode ser um desafio constante para quem vive com esta condição, especialmente para crianças e jovens que nem sempre encontram nas atividades convencionais, como os desportos, uma forma de canalizar a sua energia. 

Mas, e se houvesse alternativas para acalmar a mente e focar a atenção? 🤔

As atividades manuais, como o crochet, a pintura ou outros artesanatos, têm-se revelado opções terapêuticas poderosas para melhorar o foco e reduzir a impulsividade, promovendo ainda a criatividade. 

Sugestões de Atividades Manuais para Experimentar

Se procura alternativas aos desportos, estas atividades manuais podem ser especialmente eficazes para crianças e adultos com PHDA:

🧵 Costura, Crochet e Tricot: Exigem concentração, paciência e atenção aos padrões, o que ajuda a melhorar o foco e o autocontrolo.

🎨 Pintura e Desenho: Ideais para quem gosta de expressar a criatividade e contribuem para a regulação emocional.

🏺Cerâmica, Modelagem com Argila ou Barro: Manipular materiais táteis é relaxante e ajuda a manter a concentração.

🪵 Carpintaria e Trabalhos em Madeira: Trabalhar com madeira desenvolve a coordenação motora fina e traz uma sensação de realização ao ver o projeto concluído.

Atenção: para as crianças, atividades que envolvam ferramentas afiadas, agulhas ou objetos pontiagudos devem ser sempre ajustadas à idade e realizadas sob supervisão de um adulto, garantindo um ambiente seguro e controlado para explorar a criatividade.

Como as Atividades Manuais ajudam a gerir a PHDA?

As atividades manuais não só trazem benefícios práticos para quem tem PHDA, como também atuam em diversos níveis que favorecem o equilíbrio emocional e o bem-estar. 😌

Vejamos algumas das formas em que estas práticas ajudam:

Área de benefício Mecanismo
Mindfulness e Atenção Plena Atividades como crochet, tricot ou modelagem exigem atenção ao detalhe e uma sequência de movimentos repetitivos. Isto induz um estado de mindfulness, ajudando a acalmar a mente, a reduzir a ansiedade e a controlar a impulsividade.
Reforço Positivo e Sentimento de Realização Completar um projeto manual, seja uma pintura ou um objeto em madeira, proporciona uma sensação de conquista. Este reforço positivo eleva a autoestima, o que é especialmente importante principalmente para as mulheres que enfrentam desafios com a PHDA.
Estrutura e Rotina Incorporar atividades manuais na rotina cria um senso de estrutura, algo que pode ser desafiante para pessoas com PHDA. Estas atividades podem tornar-se um momento fixo do dia ou da semana, contribuindo para uma rotina mais saudável.
Expressão Criativa e Regulação Emocional Os trabalhos manuais permitem uma expressão não-verbal de sentimentos e emoções. Esta criatividade é terapêutica, ajudando a reduzir o stress e a promover o equilíbrio emocional.

Testemunho Inspirador: Entrevista com Luísa Cabral

Na nossa entrevista com Luísa Cabral, fundadora da Alanja Handmade, explorámos como o crochet se tornou uma ferramenta essencial no controlo dos sintomas da PHDA. 

A Luísa descobriu nesta atividade uma paixão que não só a ajuda a manter o foco, mas também funciona como uma saída criativa e calmante. 

“Recomendo muito as atividades manuais para quem tem PHDA. São uma excelente forma de nos expressarmos criativamente (e, no geral, somos pessoas muito criativas!) e ajudam a acalmar a mente.”

👉 Para saber mais sobre a experiência da Luísa e outras estratégias que ela utiliza, confira a entrevista completa.

Considerações Finais

As atividades manuais oferecem uma alternativa valiosa para quem procura complementar os tratamentos convencionais da PHDA. 

Além dos benefícios cognitivos e emocionais, estas atividades permitem uma expressão pessoal única e podem ser adaptadas a diferentes interesses. 

Se a prática desportiva não é a sua preferência (ou a do seu filho), considere explorar o mundo das atividades manuais — uma forma eficaz e enriquecedora de gerir a PHDA! 👏

Referências

Stuckey HL, Nobel J. The connection between art, healing, and public health: a review of current literature. Am J Public Health. 2010 Feb;100(2):254-63. doi: 10.2105/AJPH.2008.156497

Galvão, C. M. (2015). Alunos com Hiperatividade com Défice de Atenção e as Artes Plásticas. [Dissertação de Mestrado, Lisboa]. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.26/14280.

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