O Burnout não é apenas uma fase passageira de stress; é um estado persistente de exaustão emocional, física e mental que advém da exposição prolongada a agentes stressores no ambiente de trabalho.
Mais do que simples cansaço, o Burnout é uma resposta ao stress crónico relacionado com a atividade profissional e que não foi eficazmente gerido, conduzindo a um estado de esgotamento. Pode manifestar-se como sentimentos persistentes de fadiga, desempenho reduzido e um distanciamento de responsabilidades que outrora traziam alegria e satisfação.
Além disso, o Burnout não é exclusivo do local de trabalho. As suas consequências afetam vários aspectos da vida dos indivíduos. É crucial reconhecer os sinais precocemente para prevenir consequências a longo prazo na saúde mental e física.
Na Neuroimprove, reconhecemos que a experiência do Burnout precisa ser abordada como algo único, porque cada pessoa é diferente e tem sua própria história de vida. Por isso, a nossa abordagem é personalizada às necessidades individuais, começando por uma avaliação abrangente, incluindo um exame eletroencefalográfico quantitativo (qEEG).
Esta tecnologia avançada permite avaliar os padrões de ondas cerebrais, fornecendo insights valiosos sobre os aspectos neurológicos da funcionalidade e equilíbrio cerebral, relacionando as desregulações cerebrais com o Burnout.
Com base nos resultados do qEEG, os terapeutas desenvolvem planos de tratamento personalizados para abordar os desequilíbrios neurais específicos que contribuem para o Burnout, os seus sintomas e consequências.