PHDA e o Regresso à Rotina de Aulas: Dicas Essenciais

Voltar às aulas é um momento crucial, especialmente para crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA).

Para muitos pais, a preparação adequada é essencial para garantir uma transição suave e bem-sucedida.

Neste artigo, abordamos 5 dicas práticas para ajudar as crianças hiperativas a enfrentarem o regresso às aulas de forma mais leve e com menos stress! ⬇️

Dica 1: Estabeleça uma rotina consistente

As férias de verão são uma época maravilhosa para as crianças relaxarem, mas também podem desregular completamente a rotina de horários. 

É comum que durante as férias os pequenos durmam e acordem mais tarde. 😴 Mas à medida que o regresso às aulas se aproxima, é importante começar a ajustar gradualmente esses horários.

Pense nas semanas que antecedem o início das aulas como um período de transição:

Se as aulas começam no dia 15 de setembro, por exemplo, comece a ajustar a rotina do sono da criança logo no início do mês. Gradualmente, faça com que ela vá para a cama mais cedo e acorde mais cedo também.

Isso ajudará a garantir que, quando o primeiro dia de aulas chegar, ela esteja habituada a dormir as horas necessárias para se sentir descansada e alerta!

Dica 2: Limite o tempo de ecrãs

Com o regresso às aulas, é essencial controlar o tempo de ecrã da criança, especialmente porque o excesso de tempo em frente aos dispositivos eletrónicos pode aumentar a ansiedade, impactar negativamente a atenção e o desempenho escolar. 📱🚫

Estudos mostram que limitar o tempo de ecrã ajuda a melhorar a qualidade do sono e a reduzir a impulsividade, aspetos cruciais para crianças com PHDA​.

Como fazer isto?

  • Defina um tempo máximo diário: as recomendações da American Academy of Pediatrics sugerem não mais do que 1-2 horas por dia para crianças em idade escolar.
  • Inclua pausas regulares: assim como a técnica Pomodoro para os estudos, crie pausas regulares no uso de ecrãs. Por exemplo, depois de 30 minutos, incentive uma pausa de 10-15 minutos para atividades físicas ou outras brincadeiras que ajudem a desenvolver habilidades sociais e motoras.
  • Utilize ferramentas de controlo parental: Existem várias aplicações e configurações nos dispositivos que permitem monitorizar e limitar o tempo de ecrã. Utilize estas ferramentas para ajudar a gerir o uso de tecnologia.
  • Dê o exemplo: limite o seu próprio tempo de ecrã. As crianças são mais propensas a seguir limites se virem os adultos a fazer o mesmo!

⚠️ Atenção: Lembre-se que esta dica vale para todo o tipo de ecrãs, desde os telemóveis e computadores até às consolas de videojogos e outros dispositivos eletrónicos muito utilizados nas férias para lazer.

Dica 3: Crie um ambiente de estudo adequado

Imagine que o regresso às aulas está a apenas algumas semanas de distância. É hora de transformar um espaço da casa num ambiente de estudo dedicado.

Pense num espaço tranquilo e organizado, onde a criança se possa concentrar sem distrações. Este espaço deve ser acolhedor, mas também funcional, com todos os materiais escolares ao dispor, mas organizados. Não deve estar tudo em cima da secretária. 

Ter uma mesa limpa, prateleiras com livros e materiais organizados pode fazer toda a diferença - e até despertar o interesse por parte da criança para retornar à rotina de aulas!

Além disso, é importante equilibrar o tempo de estudo com momentos de lazer. As crianças com défice de atenção beneficiam de intervalos regulares para evitar a sobrecarga mental. 

👉 Uma boa prática é usar a técnica Pomodoro:

Relógio analógico antigo ao lado de um caderno e lápis sobre uma mesa de madeira, com o texto explicativo da Técnica Pomodoro ao lado: - Estudar por 25 minutos - A cada 4 ciclos, fazer uma pausa maior (15 a 30 minutos) - Pausa de 5 minutos para relaxar

Dica 4: Mantenha uma comunicação aberta com a escola

Mantenha uma comunicação aberta e constante com os professores. 

Partilhe informações sobre as necessidades específicas da criança e as estratégias que costumam funcionar melhor para ela em casa. 

Isso permite que a escola ofereça um suporte mais personalizado e eficaz.

📌 Se quiser saber mais sobre a hiperatividade em contexto da sala de aula, recomendamos este vídeo completo.

E no caso de uma escola nova?

  • Se possível, visite a escola antes do início das aulas: leve a criança para conhecer o edifício, a sala de aula e outras áreas importantes como o refeitório e os espaços de recreio.some text
    • Se souber de outros alunos que também irão para a nova escola, organize um encontro para criar amizades antes do início das aulas.
    • Se a criança for utilizar os transportes públicos para ir à nova escola, faça algumas viagens de treino com ela antes do início das aulas, para que se sinta mais segura quando tiver de o fazer sozinha.
  • Fale sobre os sentimentos: incentive a criança a expressar os sentimentos sobre a nova escola. Ouça as preocupações e ofereça apoio e encorajamento.
  • Estabeleça “check-ins” regulares: tenha conversas diárias sobre como foi o dia na escola, ajudando a identificar e resolver quaisquer problemas rapidamente.

Dica 5: Se julgar necessário, utilize recursos e apoio especializado

Considere a ajuda de especialistas em PHDA, como psicólogos e terapeutas ocupacionais. 

Eles podem fornecer técnicas de intervenção e apoio adicional para melhorar o desempenho académico e o bem-estar emocional da criança.

Os especialistas podem também orientar os pais sobre como lidar com comportamentos desafiadores e oferecer recomendações sobre recursos adicionais, como programas de apoio escolar ou grupos de suporte para famílias. 

Este apoio é crucial para garantir que a criança receba a ajuda necessária para prosperar tanto na escola quanto em casa. 😌

Mas afinal, o que exatamente é a PHDA e como afeta o desempenho escolar?

A PHDA é uma condição neurodesenvolvimental que afeta a capacidade de uma criança se concentrar, controlar impulsos e/ou manter a atenção. Esses sintomas podem levar a dificuldades de aprendizagem e de comportamento na escola.

Impacto da PHDA na Escola

Crianças com PHDA podem enfrentar desafios específicos, como:

  • Dificuldades em concluir tarefas
  • Problemas de organização
  • Baixa qualidade na interação social

É essencial que pais e professores compreendam esses desafios para fornecer o suporte necessário.

A preparação adequada para a volta às aulas pode transformar um período potencialmente stressante num momento de crescimento e aprendizagem. 

Utilize as estratégias que descrevemos ao longo deste artigo para garantir que a criança esteja pronta e confiante para enfrentar o novo ano letivo!

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Referências

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Peterson BS, Trampush J, Maglione M, et al. Treatments for ADHD in Children and Adolescents: A Systematic Review. Pediatrics. 2024;153(4):e2024065787. doi:10.1542/peds.2024-065787.

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