O envelhecimento é pautado pelo declínio de algumas funções cognitivas tais como a atenção, a memória, a velocidade de processamento, a capacidade de planeamento, de organização e a flexibilidade cognitiva. Este declínio pode resultar em dificuldades na realização das tarefas tais como, lembrar-se de um recado/compromisso, conduzir, tomar medicação e gerir dinheiro.
Durante o envelhecimento existem funções que atingem o seu auge e começam a decair após o ensino secundário, enquanto outras atingem o seu pico na idade adulta e iniciam o seu declínio aos 30 anos. Por outro lado, algumas destas funções cognitivas só atingem o seu potencial máximo por volta dos 40 anos. Contudo, sempre que um indivíduo notar uma diminuição na capacidade de realizar uma atividade/tarefa, deverá procurar tratamento: quanto mais precoce for a intervenção, menor será a perda no que respeita à função cognitiva em questão.
Através da reabilitação cognitiva é possível minimizar o impacto do envelhecimento ao nível das funções cognitivas e manter estes resultados durante anos permitindo assim que uma pessoa se mantenha independente e autónoma nas suas atividades diárias.
Atualmente, a técnica de Neurofeedback demonstra resultados bastante positivos quando utilizada para a realização de Reabilitação Neurocognitiva, verificando-se um impacto desta sobretudo ao nível da estimulação da atenção.
Na Clínica NeuroImprove, providenciamos um serviço de reabilitação e estimulação cognitiva que integra a vertente neuropsicológica (aplicação de exercícios de estimulação e reabilitação neuropsicológica) e a técnica de Neurofeedback. A combinação das vertentes referidas permite-nos desenhar um programa personalizado e eficiente com o intuito de melhorar as funções cognitivas. Desta forma, o nosso objetivo é minimizar o impacto das alterações cognitivas no quotidiano, permitindo o bem estar e a manutenção da independência na realização das atividades diárias.
Durante o processo de Reabilitação Cognitiva fazemos sessões de Psicologia para a estimulação cognitiva e de outras áreas clinicamente significativas e realizamos sessões de Neurofeedback, garantindo assim que intervimos em todas as necessidades do indivíduo.
Nas sessões de estimulação cognitiva são executados exercícios dirigidos a funções cognitivas específicas como a atenção, a memória, a linguagem, o raciocínio e a resolução de problemas.
O objetivo desta consulta é a reabilitação neuropsicológica destas funções e o objetivo das sessões de Neurofeedback é minimizar alterações significativas no padrão de atividade cerebral, retardando o declínio do funcionamento do cérebro.