O Autismo é uma Perturbação Neurodesenvolvimental que apresenta um vasto leque de manifestações e é caracterizada por dificuldades na interação social e na comunicação, no comportamento, nos interesses e nas atividades.
O diagnóstico de PEA é feito, tendencialmente, entre a infância e a idade escolar, através da avaliação psicológica com recurso à história de desenvolvimento e à análise de comportamentos clinicamente relevantes nos contextos de vida da criança. A gravidade dos sintomas é variável e depende do grau de funcionalidade, da necessidade de suporte e da capacidade de participação. Assim, varia de indivíduo para indivíduo e a sua expressão também sofre mudanças ao longo da vida.
Além disso, verifica-se a presença de condições comórbidas como a Incapacidade Intelectual, a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), a Perturbação de Integração Sensorial e as Perturbações de Ansiedade e do Sono.
O primeiro passo é a realização de um Eletroencefalograma Quantitativo, que nos permite compreender a atividade e o funcionamento cerebral do cliente.
Utilizamos métodos de avaliação psicológica fidedignos para obter um entendimento profundo do seu histórico e estado mental atual.
Com base na avaliação realizada elaboramos uma formulação clínica das dificuldades que é então discutida com o cliente. Juntos, definimos objetivos terapêuticos alinhados com as suas necessidades únicas.
Estabelecemos um plano de tratamento multidisciplinar que combina Neurofeedback e Psicologia, aplicando uma série de estratégias e técnicas validadas cientificamente, como psicoeducação, reestruturação cognitiva e planos de reforço, para assegurar uma recuperação mental abrangente e duradoura.
Para maximizar a eficácia do tratamento, envolvemos não apenas o indivíduo, mas também a família e, no caso de crianças, a escola e outros profissionais de saúde que possam estar implicados.