Perturbação do Espectro do Autismo (PEA)

Perturbação do Espectro do Autismo (PEA)

O QUE É A PEA (Perturbação do Espectro do Autismo)?

O Autismo é uma Perturbação Neurodesenvolvimental que apresenta um vasto leque de manifestações e é caracterizada por dificuldades na interação social e na comunicação, no comportamento, nos interesses e nas atividades.

O diagnóstico de PEA é feito, tendencialmente, entre a infância e a idade escolar, através da avaliação psicológica com recurso à história de desenvolvimento e à análise de comportamentos clinicamente relevantes nos contextos de vida da criança. A gravidade dos sintomas é variável e depende do grau de funcionalidade, da necessidade de suporte e da capacidade de participação. Assim, varia de indivíduo para indivíduo e a sua expressão também sofre mudanças ao longo da vida.

Além disso, verifica-se a presença de condições comórbidas como a Incapacidade Intelectual, a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), a Perturbação de Integração Sensorial e as Perturbações de Ansiedade e do Sono.

SINTOMAS E CARACTERÍSTICAS DAS PEA

SINTOMAS E CARACTERÍSTICAS DAS PEA
  • Dificuldade em iniciar e manter conversas;
  • Presença de gestos repetitivos e pouco usuais;
  • Dificuldade na linguagem e na comunicação verbal e não-verbal;
  • Interpretação literal da linguagem;
  • Rigidez no pensamento e dificuldade no pensamento abstrato;
  • Dificuldade na empatia;
  • Comportamentos e interesses restritos e repetitivos;
  • Peculiaridades no discurso e na linguagem;
  • Hiper ou Hiposensibilidade aos estímulos sensoriais;
  • Descoordenação motora;
  • Dificuldade na autorregulação emocional;
  • Ausência (ou dificuldade na adequação) de contacto visual e expressões faciais;
  • Dificuldade na partilha de interesses e atividades.
  • icon de mãos a segurar um livro

    SINTOMAS COMUNS DA PERTURBAÇÃO DE APRENDIZAGEM ESPECÍFICA NA LEITURA (DISLEXIA)

    • Dificuldade na leitura: lenta, imprecisa e pouco fluente;
    • Dificuldade na compreensão do texto/enunciado escrito, conduzindo à confusão na interpretação de instruções
    • Dificuldade em converter o pensamento em discurso;
    • Tendência para discurso intermitente (“falar aos solavancos”);
    • Tendência para ser rotulado como “pouco inteligente” e “pouco esforçado”;
    • Tendência para discurso intermitente (“falar aos solavancos”);
    • Predisposição para conceber assuntos de estudo e aprendizagem como excessivamente desafiantes;
    • Manifestação de tonturas e dores de cabeça durante a leitura;
    • Aparentes dificuldades ao nível da visão, não justificadas ou validadas por exames oftalmológicos;
    • Problemas de memória para sequências numéricas ou alfabéticas, factos e informação não previamente aprendida.
    icone de um lápis

    SINTOMAS COMUNS DA PERTURBAÇÃO DE APRENDIZAGEM ESPECÍFICA NA ESCRITA (DISORTOGRAFIA E DISGRAFIA)

    • Identificação de múltiplos erros ortográficos, gramaticais e/ou de pontuação dentro das frases;
    • Expressão escrita de ideias e respostas desorganizada e pouco clara;Dificuldade na organização de parágrafos;
    • Predisposição para conceber assuntos de estudo e aprendizagem como excessivamente desafiantes;
    • Dificuldades na motricidade fina, associada ao grafismo e à pega do material de escrita e de recorte.
    icone que representa matemática

    SINTOMAS COMUNS DA PERTURBAÇÃO DE APRENDIZAGEM ESPECÍFICA NO CÁLCULO (DISCALCULIA)

    • Dificuldades no domínio do sentido dos números;
    • Dificuldades no cálculo mental simples;
    • Dificuldade em converter o pensamento em discurso;
    • Dificuldades na aplicação de factos numéricos e de cálculo;
    • Dificuldades com o raciocínio matemático;
    • Contar pelos dedos e perder-se no cálculo.
    • Manifestação de tonturas e dores de cabeça durante a leitura;

    COMO PODEMOS INTERVIR NA PEA?

    Na Clínica NeuroImprove, a intervenção na PEA é realizada através de sessões de Psicologia e de Neurofeedback. Após uma avaliação realizada com o Eletroencefalograma quantitativo, que indica objetivamente se a criança tem ou não problemas neurológicos, é feito o levantamento dos comportamentos e âmbitos em que a criança revela dificuldades.

    A avaliação com este exame permitir-nos-á encontrar o nível de atividade ideal em cada região do cérebro, cujo será promovido através do treino de Neurofeedback pois a criança irá aprender a recuperar o equilíbrio do seu cérebro, o que significa que ela propiciará ao cérebro um estado mais ativo e focado enquanto desempenha uma tarefa, e mais relaxado enquanto descansa ou dorme.

    Por sua vez, as sessões de Psicologia permitirão colmatar a avaliação realizada e intervir com a criança e com os pais (e outros elementos significativos) promovendo estratégias para lidar com as dificuldades e facilitar o desenvolvimento, e estimulando as áreas deficitárias.

    COMO PODEMOS INTERVIR NA PEA?

    Descubra como o Neurofeedback funciona.

    Exercício cerebral gradual de auto aprendizagem e auto-regulação.
    Permite treinar e melhorar as funções cerebrais, através do qual o cérebro reajusta padrões de comportamento e aprende a funcionar de uma forma mais eficiente.

    Benefícios

    icon que representa objetivo

    Técnica completamente segura, indolor e não invasiva

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    Primeiros resultados  em apenas 1 mês

    icon que representa objetivo

    Eficácia de mais de 70%  nos tratamentos

    icon que representa sem efeitos secundários

     Tratamento sem efeitos  secundários

    icon que representa progresso

     Melhoria significativa na qualidade de vida

    icon que representa ideia

     Alternativa  à medicação

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