A aprendizagem é uma combinação de capacidades tais como o processamento visual e auditivo, a atenção, a memória e a resolução de problemas, estando correlacionadas com diferentes regiões do cérebro.
As Perturbações de Aprendizagem denominam-se de acordo com o(s) tipo(s) de dificuldade(s) apresentada(s) pela criança, podendo verificar-se dificuldades na leitura, na escrita e/ou no cálculo. Estas perturbações salientam dificuldades no processo de aprendizagem, mas também conduzem a problemas emocionais.
As crianças com Perturbação de Aprendizagem tendem a revelar baixa autoestima, ansiedade e pouca persistência face às atividades de foro académico, o que pode culminar em comportamentos de resistência ou mesmo desistência/evitamento em tarefas que as confrontam com as dificuldades. No entanto, deve ser tido em conta que as crianças não diferem dos seus colegas no que diz respeito ao desejo de estudar e aprender, mas têm diferentes necessidades que precisam ser colmatadas.
As dificuldades na aprendizagem variam entre indivíduos e portanto, o diagnóstico e o tratamento devem ser elaborados de forma a atender às características idiossincráticas.
Na Clínica NeuroImprove, além da avaliação neuropsicológica que avalia a presença e a severidade das dificuldades de aprendizagem, também avaliamos a atividade cerebral através do Eletroencefalograma quantitativo. Com a combinação de toda a informação obtida, elaboramos um plano de tratamento personalizado e focado nas necessidades e capacidades de cada criança/jovem.
A terapia de Neurofeedback permitirá reduzir não só o stress e ansiedade, conduzindo a uma melhoria na compreensão oral e escrita, como também promover a capacidade atencional e assim, fomentar melhorias significativas, incluindo na autoestima da criança/jovem. Por sua vez, as sessões de Psicologia permitirão a reeducação das áreas em dificuldade e a promoção do equilíbrio emocional. O objetivo final é a melhoria acentuada das dificuldades nas esferas escolar, social e familiar.