A PHDA (também conhecida como TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) é uma condição do neurodesenvolvimento que faz com que algumas crianças tenham dificuldade em prestar atenção e/ou em controlar comportamentos impulsivos. Isto deve-se a diferenças na estrutura e funcionamento de certas áreas do cérebro que as tornam mais agitadas e/ou distraídas.
As crianças com PHDA podem ter dificuldade em focar a atenção e concentrar-se nas tarefas. Pode também ser muito difícil para elas estarem quietas e/ou esperarem a sua vez. Esquecem com frequência pedidos e instruções e parece que só prestam atenção às coisas que gostam. Isto causa-lhes problemas na escola, em casa e com os amigos.
A PHDA não é culpa da criança e ela não faz de propósito. Tende a ser chamada de infantil ou imatura mas a PHDA é causada por uma combinação de fatores genéticos, neurológicos e ambientais. Com o devido acompanhamento, as crianças com PHDA podem desenvolver estratégias para controlar os sintomas e revelar todo o seu potencial na escola e na vida.