Reabilitação Cognitiva

Reabilitação Cognitiva

O QUE É REABILITAÇÃO COGNITIVA?

O envelhecimento é pautado pelo declínio de algumas funções cognitivas tais como a atenção, a memória, a velocidade de processamento, a capacidade de planeamento, de organização e a flexibilidade cognitiva. Este declínio pode resultar em dificuldades na realização das tarefas tais como, lembrar-se de um recado/compromisso, conduzir, tomar medicação e gerir dinheiro.

Durante o envelhecimento existem funções que atingem o seu auge e começam a decair após o ensino secundário, enquanto outras atingem o seu pico na idade adulta e iniciam o seu declínio aos 30 anos. Por outro lado, algumas destas funções cognitivas só atingem o seu potencial máximo por volta dos 40 anos. Contudo, sempre que um indivíduo notar uma diminuição na capacidade de realizar uma atividade/tarefa, deverá procurar tratamento: quanto mais precoce for a intervenção, menor será a perda no que respeita à função cognitiva em questão.

Através da reabilitação cognitiva é possível minimizar o impacto do envelhecimento ao nível das funções cognitivas e manter estes resultados durante anos permitindo assim que uma pessoa se mantenha independente e autónoma nas suas atividades diárias.

COMO PODEMOS INTERVIR NA REABILITAÇÃO COGNITIVA?

COMO PODEMOS INTERVIR NA REABILITAÇÃO COGNITIVA?

Atualmente, a técnica de Neurofeedback demonstra resultados bastante positivos quando utilizada para a realização de Reabilitação Neurocognitiva, verificando-se um impacto desta sobretudo ao nível da estimulação da atenção.

Na Clínica NeuroImprove, providenciamos um serviço de reabilitação e estimulação cognitiva que integra a vertente neuropsicológica (aplicação de exercícios de estimulação e reabilitação neuropsicológica) e a técnica de Neurofeedback. A combinação das vertentes referidas permite-nos desenhar um programa personalizado e eficiente com o intuito de melhorar as funções cognitivas. Desta forma, o nosso objetivo é minimizar o impacto das alterações cognitivas no quotidiano, permitindo o bem estar e a manutenção da independência na realização das atividades diárias.

icon de mãos a segurar um livro

SINTOMAS COMUNS DA PERTURBAÇÃO DE APRENDIZAGEM ESPECÍFICA NA LEITURA (DISLEXIA)

  • Dificuldade na leitura: lenta, imprecisa e pouco fluente;
  • Dificuldade na compreensão do texto/enunciado escrito, conduzindo à confusão na interpretação de instruções
  • Dificuldade em converter o pensamento em discurso;
  • Tendência para discurso intermitente (“falar aos solavancos”);
  • Tendência para ser rotulado como “pouco inteligente” e “pouco esforçado”;
  • Tendência para discurso intermitente (“falar aos solavancos”);
  • Predisposição para conceber assuntos de estudo e aprendizagem como excessivamente desafiantes;
  • Manifestação de tonturas e dores de cabeça durante a leitura;
  • Aparentes dificuldades ao nível da visão, não justificadas ou validadas por exames oftalmológicos;
  • Problemas de memória para sequências numéricas ou alfabéticas, factos e informação não previamente aprendida.
icone de um lápis

SINTOMAS COMUNS DA PERTURBAÇÃO DE APRENDIZAGEM ESPECÍFICA NA ESCRITA (DISORTOGRAFIA E DISGRAFIA)

  • Identificação de múltiplos erros ortográficos, gramaticais e/ou de pontuação dentro das frases;
  • Expressão escrita de ideias e respostas desorganizada e pouco clara;Dificuldade na organização de parágrafos;
  • Predisposição para conceber assuntos de estudo e aprendizagem como excessivamente desafiantes;
  • Dificuldades na motricidade fina, associada ao grafismo e à pega do material de escrita e de recorte.
icone que representa matemática

SINTOMAS COMUNS DA PERTURBAÇÃO DE APRENDIZAGEM ESPECÍFICA NO CÁLCULO (DISCALCULIA)

  • Dificuldades no domínio do sentido dos números;
  • Dificuldades no cálculo mental simples;
  • Dificuldade em converter o pensamento em discurso;
  • Dificuldades na aplicação de factos numéricos e de cálculo;
  • Dificuldades com o raciocínio matemático;
  • Contar pelos dedos e perder-se no cálculo.
  • Manifestação de tonturas e dores de cabeça durante a leitura;

COMO ESTÁ ESTRUTURADO O NOSSO SERVIÇO DE REABILITAÇÃO COGNITIVA?

Durante o processo de Reabilitação Cognitiva fazemos sessões de Psicologia para a estimulação cognitiva e de outras áreas clinicamente significativas e realizamos sessões de Neurofeedback, garantindo assim que intervimos em todas as necessidades do indivíduo.

Nas sessões de estimulação cognitiva são executados exercícios dirigidos a funções cognitivas específicas como a atenção, a memória, a linguagem, o raciocínio e a resolução de problemas.

O objetivo desta consulta é a reabilitação neuropsicológica destas funções e o objetivo das sessões de Neurofeedback é minimizar alterações significativas no padrão de atividade cerebral, retardando o declínio do funcionamento do cérebro.

COMO ESTÁ ESTRUTURADO O NOSSO SERVIÇO DE REABILITAÇÃO COGNITIVA?

Descubra como o Neurofeedback funciona.

Exercício cerebral gradual de auto aprendizagem e auto-regulação.
Permite treinar e melhorar as funções cerebrais, através do qual o cérebro reajusta padrões de comportamento e aprende a funcionar de uma forma mais eficiente.

Benefícios

icon que representa objetivo

Técnica completamente segura, indolor e não invasiva

icon que representa tempo

Primeiros resultados  em apenas 1 mês

icon que representa objetivo

Eficácia de mais de 70%  nos tratamentos

icon que representa sem efeitos secundários

 Tratamento sem efeitos  secundários

icon que representa progresso

 Melhoria significativa na qualidade de vida

icon que representa ideia

 Alternativa  à medicação

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