All fields are required.

Close Appointment form

icon
Reabilitação Cognitiva

O que é Reabilitação Cognitiva?

A tendência demográfica actual demonstra um aumento da população idosa. Com o envelhecimento verifica-se uma alteração ao nível das funções cognitivas.

Actualmente sabemos que existem funções cognitivas que atingem o seu pico e começam a decair após realizarmos o ensino secundário, enquanto algumas atingem o seu pico na idade adulta e iniciam o seu declínio aos 30 anos, contudo, algumas destas funções cognitivas só atingem o seu potencial máximo por volta dos 40 anos. No entanto, sempre que o indivíduo sinta que haja uma diminuição ao nível da sua capacidade de realizar alguma tarefa (ex. Lembrar-se de dar um recado) e quanto mais precoce for a intervenção, menor será a perda em termos de função cognitiva.  

Sabe-se que o envelhecimento é pautado pelo declínio de algumas funções cognitivas tais como;

  • Memória,
  • Velocidade de processamento,
  • Funções executivas (ex. planeamento, organização e flexibilidade cognitiva).

Este declínio pode resultar em dificuldades ao nível das tarefas que temos de realizar no dia-a-dia tais como, conduzir, tomar medicação e gerir dinheiro.

Contudo,  através da reabilitação cognitiva é possível minimizar o impacto do envelhecimento ao nível das funções cognitivas e manter estes resultados durante anos permitindo assim que se mantenha independente nas suas actividades diárias.

Actualmente, a  técnica de Neurofeedback demonstra resultados bastante positivos quando utilizada para a realização de reabilitação cognitiva, verificando-se um impacto desta sobretudo ao nível da estimulação da atenção.

Como podemos agir ?

Na Clínica Neuroimprove providenciamos um serviço de reabilitação cognitiva que integra a vertente mais clássica (aplicação de exercícios), associada à técnica de Neurofeedback, bem como, a consultas de psicologia.  

A combinação dos três tipos de intervenção acima referidos permite-nos desenhar  um programa personalizado e eficiente com o objectivo de melhorar as suas funções cognitivas. Desta forma, o nosso objectivo é minimizar o impacto das alterações cognitivas no seu dia-a-dia, permitindo que mantenha a sua independência para a realização de tarefas do dia-a-dia.

Como está estruturado o nosso serviço de reabilitação cognitiva?

Realizamos dois momentos de avaliação. A primeira avaliação irá ocorrer no início do processo para definirmos quais as áreas em que devemos intervir, e a segunda no final para verificarmos qual a evolução.

Durante o processo fazemos sessões de reabilitação cognitiva, terapia de Neurofeedback e sessões de psicologia, garantindo assim que intervimos em todas as áreas que necessita. Nas sessões de reabilitação cognitiva são administrados exercícios dirigidos a funções cognitivas específicas como, a atenção, linguagem, raciocínio, resolução de problemas e funções executivas. O objectivo desta consulta é a restauração ou compensação destas funções.

Faça a Sua Marcação Online

Campos com * são obrigatórios.