All fields are required.

Close Appointment form

icon
Insónia

Insónia

A insónia é uma perturbação do sono que está relacionada com a dificuldade em adormecer e em manter um sono profundo.
A insónia não é um simples problema de sono, uma vez que, afeta diretamente a qualidade de vida do indivíduo, causando alterações funcionais durante no seu dia-a-dia. Existem 3 tipos de insónia que são provocados por diversos fatores; a Episódica (sintomas presentes há pelo menos um mês, mas há menos de três meses), Persistente (sintomas presentes há três meses ou mais) e Recorrente (dois ou mais episódios no espaço de um ano).

 

Sintomas comuns da Insónia:

  • Dificuldade em adormecer e em encontrar uma posição confortável para dormir
  • Dificuldade em manter um sono profundo durante longos períodos de tempo
  • Dificuldade em acordar
  • Dificuldade em sentir-se descansado, mesmo depois de várias horas de sono
  • Apresentar cansaço físico e sonolência durante o dia
  • Experienciar pesadelos
  • Experienciar bruxismo (ranger de dentes durante o sono)
  • Apresentar padrões e ciclos de sono desregulados
  • Apresentar irritabilidade e ansiedade

O tratamento da insónia é frequentemente realizado através de sessões de terapia cognitiva, comportamental e com recurso a medicação. Algumas alterações do estilo de vida, especialmente nos problemas de higiene do sono (consumo de cafeína, álcool e outras alterações comportamentais), providenciarão um auxílio no melhoramento dos padrões de sono. Contudo, as alterações previamente identificadas não se apresentam como um tratamento efetivo desta perturbação.
A medicação utilizada para indução do sono pode apresentar eficácia a curto prazo (especialmente na insónia aguda), contudo, esta terapêutica não é uma cura efetiva desta perturbação. Desta forma, verificar-se-á a necessidade de prolongar a toma da medicação, a qual, a longo prazo (especialmente no caso de insónia crónica) poderá levar a uma dependência destas substâncias.

Como podemos agir sobre a Insónia?

Na clínica Neuro Improve, revemos o seu estilo de vida e hábitos de forma a encontrar os fatores que podem estar a provocar distúrbios no seu padrão de sono. Posteriormente, iremos avaliar o equilíbrio e nível de atividade do seu cérebro. A conjugação destes dados permitirá estabelecer o protocolo de tratamento individualizado mais eficaz, para que, obtenha os melhores resultados possíveis.
A capacidade de adormecer e permanecer num sono profundo é da responsabilidade de determinadas áreas do cérebro. A técnica de Neurofeedback permite estimular especificamente essas áreas, possibilitando a criação de padrões de atividade mais saudáveis, tanto em situações de atividade, como de descanso. Uma vez que o cérebro aprende a atingir os níveis de atividade corretos e assim a readquirir o equilíbrio do seu padrão de sono, os resultados serão muito mais eficazes e duradouros em comparação com qualquer alteração química resultante da toma de medicação.
Desta forma, se apresenta dificuldades em adormecer, tem visitado diversos especialistas e se encontra a tomar medicação para indução do sono, marque uma consulta connosco para que possamos auxilia-lo nesta problemática.

Faça a Sua Marcação Online

Campos com * são obrigatórios.

Autorizo o armazenamento e tratamento dos meus dados para fins de Marketing, nomeadamente Marketing Direto, Email Marketing e Targeting em redes sociais *

[_url]