All fields are required.

Close Appointment form

icon
Depressão

O que é Depressão?

A depressão é uma perturbação do humor que afeta o substrato emocional inconsciente da pessoa, bem como os seus comportamentos e sentimentos conscientes, com repercussões na vida pessoal, social e profissional. A depressão pode ser temporária, devido a um evento de vida ou, por outro lado, ser uma perturbação crónica com causas genéticas, neurológicas ou assentes num evento traumático ocorrido na infância que não obteve resolução.

Sintomas comuns numa pessoa deprimida:

  • Sensação de tristeza e vazio
  • Ansiedade sem razão aparente
  • Sentimento de impotência e desesperança
  • Sentimento de culpa e vergonha injustificado
  • Ausência de interesse em qualquer actividade normalmente agradável ou prazerosa
  • Aparecimento de padrões de alimentação alterados (ausência ou excesso de apetite)
  • Alteração nos padrões de sono (insónia ou excesso de sono)
  • Falta de energia
  • Problemas digestivos
  • Perda de concentração e memória
  • Em casos extremos, pensamentos ou tentativas de suicídio

 

A avaliação e tratamento de perturbações depressivas não é normalmente concebida na totalidade: os sintomas depressivos estão geralmente associados a alterações neuropsicológicas, particularmente em pessoas que apresentam um historial de depressão na família. Isto indica que as perturbações depressivas não são causadas exclusivamente por alterações comportamentais e emocionais e, por conseguinte, muitas das vezes não poderá ser apaziguado exclusivamente com recurso a sessões de psicoterapia. Este é um dos motivos pelos quais o paciente recorre a medicação, que nem sempre providencia as melhorias desejadas, nem fornece uma resolução promissora ou permanente. Em muitos casos, a administração de medicação perdura por um longo período de tempo e contribui para a dependência da medicação para o funcionamento no dia-a-dia. Esta dependência pode perdurar para o resto da vida do indivíduo, e apresentar efeitos secundários severos ou acarretar limitações significativas, como o impedimento da gravidez durante a toma da medicação.

Como podemos agir sobre a Depressão?

A psicoterapia comum assenta nas já familiares sessões presenciais, bem como na valorização do auto-relato do paciente e em instrumentos uniformizados de avaliação. No entanto, estes procedimentos podem ser influenciados pela presença de uma perturbação depressiva em si, uma vez que esta tem um impacto no modo como o indivíduo se compreende a si, aos outros e ao mundo e toldar a sua compreensão dos sintomas da depressão que o incomodam.

Deste modo, a psicoterapia levada a cabo na Clínica Neuro Improve tem em conta que o relato subjectivo do indivíduo pode beneficiar de uma avaliação neurológica para avaliar as funções cerebrais directamente e identificar exactamente o que se está a passar no nosso cérebro qual a região que necessita de ajuda. Assim, a nossa compreensão do estado mental do indivíduo é complementada pela observação objectiva dos fenómenos neurológicos que se entrelaçam com a percepção subjectiva do paciente.

 

A complementaridade entre a psicoterapia e o Neurofeedback permite-nos elaborar a estratégia terapêutica ideal. Assim, iremos treinar o cérebro, ao seu próprio ritmo, a reparar as regiões que se encontram desreguladas, recuperando e sustendo o seu equilíbrio a longo prazo. Assim, se procura uma solução alternativa a uma intervenção exclusivamente baseada na psicoterapia ou recorra necessariamente a medicação, contacte-nos. Podemos ajudá-lo a recuperar o funcionamento normativo.

O que esperar na avaliação?

  • Iremos fazer um levantamento das suas problemáticas
  • Utilizando um electroencefalograma, iremos registar o seu padrão de ondas e nível de atividade cerebrais
  • Iremos analisar e discutir os dados com a nossa equipa  multidisciplinar
  • Providenciaremos uma informação relativa à sua atividade cerebral
  • Apresentaremos um plano de tratamento, apenas após o qual, irá decidir se quer ou não prosseguir com o tratamento

Faça a Sua Marcação Online

Campos com * são obrigatórios.