All fields are required.

Close Appointment form

O que é o Neurofeedback?

A definição de Neurofeedback está descrita no seu próprio nome: providenciar feedback da atividade neuronal. O treino de neurofeedback é assim uma técnica que melhora a capacidade de resposta dos neurónios, uma vez que os informa do seu estado funcional e envia informação positiva de volta, quando estes estão no seu estado de desempenho ideal.

O que é Neuro...?

Os neurónios são as principais células do cérebro, desempenhando um papel fuundamental em todas as suas funções. Os neurónios funcionam e comunicam entre si através de impulsos elétricos, que levam à produção de ondas cerebrais. Dependendo do que fazemos e/ou sentimos, a voltagem destas ondas cerebrais (medida em Hertz) é alterada, podendo estas serem divididas em 4 frequências principais:

-  Ondas Delta (1-4 Hz)

-  Ondas Theta (4-8 Hz)

-  Ondas Alpha (8-12 Hz)

-  Ondas Beta (12-35 Hz)

O que é o… "feedback”?

As sessões de treino do neurofeedback são baseadas na execução de jogos de vídeo que utilizam as competências cognitivas; o feedback (a devolução da informação) é determinada de forma a atingir resultados positivos no jogo. Esta técnica é concebida para ativar o sistema de recompensa do cérebro, tornando tanto o cliente altamente interessado e motivado no desempenho da tarefa de treino, que consiste em jogar o jogo. Quando o cliente atinge o nível ótimo de atividade cerebral, receberá o feedback.

Como funciona o neurofeedback?

A atividade neuronal é registada através um eletroencefalograma quantitativo, que consiste no registo das ondas cerebrais através do uso de sensores inofensivos que se colocam no couro cabeludo. As gravações das ondas cerebrais serão posteriormente analisadas pelo programa do Neurofeedback e por um técnico especializado. Posteriormente, e de acordo com as conclusões acerca do nível de desregulação e dessincronização das diferentes áreas cerebrais, será programado o jogo de vídeo, de forma a que o cliente receba feedback sempre que produza ondas cerebrais ideais.

O objetivo do treino de neurofeedback é diminuir as ondas cerebrais indesejáveis e aumentar as mais saudáveis.

Faça a Sua Marcação Online






Campos com * são obrigatórios.